Arca Brasil

30 março 2011

Coleta Seletiva - lixo Eletrônico

Tenho a felicidade de poder apresentar mais um projeto da minha cidade, em prol no meio ambiente e promovendo ação social tambem, uma vez que com mais essa unidade de material de descarte. Estamos sendo privilegiados com isso, afinal, são mais pessoas a ter uma renda, sem destruir o meio ambiente. Parabéns Sorocaba!
Resíduos Eletroeletrônicos - [ 16/12 ] 

Sorocaba ganha Núcleo Ambiental

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), inaugurou na manhã desta quinta-feira (16), no bairro do Éden, a primeira unidade do Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos. O núcleo, que faz parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva, visa dar uma destinação a este tipo de resíduo, ajudando a preservar o meio ambiente. A partir de agora, todo material eletroeletrônico recolhido em Sorocaba será encaminhado à reciclagem, gerando mais oportunidades às cooperativas.
“Sorocaba mais uma vez está saindo na frente com a implantação deste núcleo. A cidade passa a dar um destino correto para o lixo eletrônico, o que é muito bom para o meio ambiente e, o que é melhor: este trabalho vai gerar emprego para muita gente. Esperamos que o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos sirva de modelo para todo o Brasil”, declarou o prefeito Vitor Lippi, durante a cerimônia de inauguração oficial do espaço.
Para o secretário de Parcerias, Carlos Laino, a implantação do Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos é um avanço muito grande. “A comunidade pode e deve utilizar este novo espaço. A destinação correta do lixo eletrônico ajuda o meio ambiente, além de gerar renda às cooperativas. O sucesso deste programa depende de todos nós”, diz. Laino lembra ainda que, com este núcleo, Sorocaba cumpre a legislação municipal vigente, que dispõe sobre a destinação correta do lixo tecnológico (material eletroeletrônico).
Entre os presentes à inauguração também estiveram o vice-prefeito José Ailton Ribeiro; o vereador José Francisco Martinez, autor da Lei que trata sobre esta destinação, e os secretários municipais Rodrigo Moreno (Planejamento e Gestão), Mário Tanigawa (Desenvolvimento Econômico) e Wilson Unterkircher Filho (Obras).
40 toneladas por mês
O barracão onde funciona o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba tem cerca de 300 m2 de área construída. Nesta primeira etapa, cooperados da cooperativa Reviver farão a reciclagem deste tipo de material. De acordo com Carlos Laino, eles foram capacitados por empresas privadas, parceiras da Prefeitura, para a realização deste trabalho.
“Esta nova etapa da coleta seletiva vai gerar empregos em Sorocaba e, além disso, temos certeza que vai conscientizar a população sobre a importância de vivermos em uma cidade ecologicamente correta”, diz o presidente da Reviver, Sílvio Luz Júnior.
Em 2009 foram recolhidos cerca de 70 toneladas de material eletroeletrônico na cidade. A meta inicial do Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba é arrecadar, por mês, 30 toneladas de material eletroeletrônico e 900 kg de pilhas e baterias.
As Casas do Cidadão e os terminais de ônibus da cidade são postos de coleta de pilhas e baterias. Quem tiver um computador velho, um ventilador sem uso ou ainda uma televisão sem funcionar, pode levar estes aparelhos até o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos, que fica na Rua Eugênio Leite da Cruz, 411, Éden.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3325.5961. O cidadão também pode separar o lixo eletrônico e conferir, por este mesmo telefone, se o caminhão da coleta seletiva passará pelo seu bairro.
Expansão da coleta seletiva
O Programa de Coleta Seletiva de Sorocaba está em processo de expansão desde o início do segundo semestre deste ano. Em setembro, a Separ entregou três caminhões para as cooperativas de reciclagem da cidade e mais dois devem ser entregues já no início de 2011. Também no mês de setembro foram ampliados os termos de parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba (Coreso) e entregues equipamentos – como prensas, balanças, fogões e bancadas.
O barracão da cooperativa Ecoeso e o espaço físico da Catares passaram por obras de ampliação. E uma área ao lado do Aterro de Inertes, na zona industrial, está sendo desapropriada para abrigar, em breve, o Centro de Apoio Logístico à Coleta Seletiva.
No final de novembro, a Prefeitura entregou 50 bicicletas aos cooperados das quatro cooperativas de reciclagem da cidade. O equipamento vai ajudá-los no transporte da casa ao trabalho e vice-versa.
Ainda em novembro, o prefeito Vitor Lippi e o presidente da Coreso, José Augusto Rodrigues de Moraes, assinaram o termo de concessão de direito real do uso, por 30 anos, da área pública municipal, localizada à Rua Chile, 401, na região do Além Ponte, por parte da cooperativa. Nesta área, já em uso pela Coreso, funcionará em breve uma fábrica de tubos de esgoto, que serão produzidos através do beneficiamento dos polímeros (plásticos) dos tipos PP e PE, que os catadores recolhem nas ruas.
Além de todos estes investimentos, o trabalho conjunto das cooperativas alcançou a meta estipulada pela Separ: a produção de material reciclado na cidade já está na marca das 400 toneladas por mês. “Ainda, dentro do projeto de expansão do sistema, nossa meta é, até dezembro de 2011 passar essa quantia para mil toneladas”, conclui o secretário Carlos Laino.
Fonte: AI Pref. Sorocaba

0 comentários:

Postar um comentário