Arca Brasil

22 janeiro 2012

Movimento pelos Direitos dos Animais

Milhares saem às ruas pelos direitos dos animais


Foto: ANDRÉ LESSA/AGÊNCIA ESTADO


Movimento Crueldade Nunca Mais reúne mais de 13 mil pessoas só em São Paulo; em todo o país, manifestantes reivindicam leis menos brandas para quem maltratar os bichos


22 de Janeiro de 2012 às 17:22
247 com Agência Brasil - A indignação contra o tratamento cruel de animais levou milhares de pessoas às ruas, em protesto, neste domingo, em todo o Brasil -- com passeatas programadas também no exterior pelas redes sociais. A manifestação Crueldade Nunca Mais ocorreu em dezenas de cidades com o apoio e coordenação de ONGs que trabalham em defesa dos direitos dos animais, com uma convocação geral para que as pessoas saíssem do mundo virtual para mostrar às autoridades a necessidade urgente de uma mudança nas leis.
Só em São Paulo, a passeata que partiu do Masp, na Av. Paulista, reuniu 13,5 mil pessoas, de acordo com os organizadores (a Polícia Militar contou 5 mil manifestantes). No Rio de Janeiro, o sol forte não impediu que centenas se encontrassem em frente ao Copacabana Palace para a passeata.
Os movimento Crueldade Nunca Mais reivindica a criação de uma legislação menos branda para punir quem pratica maus-tratos contra os bichos, como foi o caso da enfermeira que espancou até a morte a cachorra Lana, da raça Yorkshire, em Goiás. Ela responde o processo em liberdade e, se condenada, dificilmente ficará presa, já que o cumprimento da pena é em regime aberto ou semiaberto (relembre)
Outro objetivo do movimento é chamar a atenção das autoridades para a negligência policial que se verifica no atendimento a diversas denúncias sobre maus-tratos contra animais, crime previsto em lei federal.
“O movimento popular dá início ao processo de pedido de mudança da Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais, que trata de maus-tratos aos animais”, disse Vicente Neto, assessor de imprensa do movimento. Para isso, está sendo elaborado um texto, com suporte jurídico, que será submetido à sociedade brasileira para apoio.
O objetivo é recolher cerca de 1,5 milhão de assinaturas, reivindicando “penalidades mais severas para quem maltratar animais”, explicou uma das coordenadoras do movimento no Rio de Janeiro Newa Carvalho. “Hoje, a pena é muito branda. A pessoa maltrata os animais e paga cesta básica”, acrescentou Vicente Neto.

Nota do Autor do Blog: " Fica aqui registrado todo o meu apoio aos Direitos do Animais"
Apóio essa causa sem pestanejar.

0 comentários:

Postar um comentário