Arca Brasil

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

30 março 2011

Prestigiem

Pessoal, gostaria de ressaltar o grande empenho que a ONG Amigos dos Animais de Votorantim, tem feito para valorizar os bichinhos que vivem abandonados e que necessitam de um lar.
Vale também destacar a ONG da nossa querida Jussara que tem feito muito bem aos nossos queridos peludinhos que se chama GAMAH.
Gostaria que quando estiverem procurando lindos filhotinhos, ou até mesmo, lindos bichinhos, tratados, procurem essas ONGs.




Olá,

Meu nome é Teca, e esses são meus "netinhos" Happy, Cristal, Toddy, Nescau, Marley e Milk. Fomos resgatados em um prédio, no Bairro Vergueiro, no sábado, dia 26. Meus netos têm aproximadamente 60 dias, porte pequeno, pois minha filha, é uma mestiça poodle e meus dois "genros" mestiços york e pincher. Eles estão saudáveis, já foram vermifugados e são uns fofos, como podem ver.
Eu ainda estou um pouco assustada, pois não estou muito acostumada com humanos do bem...mas sou muito carinhosa, adoro um colinho e cafuné. Serei castrada essa semana e então poderei ir para minha nova casa.
Se vc quiser adotar a mim ou um de meus netos, escreva para nossa tutora, no email contato.gamah@gmail.com
Aubrigada!


filhotes:
fêmeas (frente) - Cristal (branquinha) e Happy
machos (fundo) - Milk, Marley, Toddy e Nescau

O melhor amigo do homem


O melhor amigo do homem e sua verdadeira razão para existir.


A natureza por si mesma nos ensina que ser amigo, é até mesmo na pobreza, na doença, enfim, até dormindo nas ruas.
Até mesmo quando somos excluídos da sociedade que se diz tão certinha, mas que infelizmente não enxerga as lacunas, dentro dela mesma.
Muitos fazem de conta que vivem dentro da sociedade, mas se esquecem que temos que servir primeiro, antes de sermos servidos.
Meu filho registrou essa cena, que é comovente e que nos desperta para a vida, muitos de nós reclamamos, de nossa cama, do que comemos, e vendo essa foto podemos perceber que reclamamos de barriga cheia, enquanto muitos não têm o que comer e muito menos onde dormir, e seu fiel companheiro está ao seu lado para velar o seu sono mal dormido.
Sei que eu ainda tenho muito a aprender em relação a isso, mas também sei que ficar de braços cruzados em nada irá me acrescentar. Fico feliz em poder compartilhar essa foto e essa mensagem com vocês, pois não estamos aqui por um acaso do destino e sim para ser a imagem e semelhança de Deus na terra, e quando nos deparamos com cenas como essa, só temos uma coisa a ser feita, mostrar para que mais e mais pessoas tomem consciência de que não somente os animais, mas também os seres humanos estão cada dia mais carentes de amor e carinho. Sou testemunha viva de que com amor e oração se consegue dar dignidade a essas pessoas.
Viver neste mundo significa, olhar ao seu redor para que se faça mudança, primeiro dentro de nós mesmos e depois na sociedade. Só se pode dar amor aquele que sabe amar.

" Só sabe doar uma vida, aquele que aprendeu a peder por amor de Cristo".

Como Adotar um bichinho

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER AO ADOTAR UM ANIMAL
Dicas de alimentação, saúde e esterilização.

ANTES DE ADOTAR UM ANIMAL, TENHA CERTEZA DE QUE: 
Sua casa ou apartamento tem espaço suficiente para a espécie escolhida;
Você está realmente disposto a cuidar dele por toda a vida. Cães e gatos chegam a viver de 10 a 20 anos;
Nas suas férias e períodos de ausência haverá pessoas para cuidar dele;
Toda a família está de acordo em receber o novo integrante;
Você está disposto a arcar com as despesas de um animal. Além de amor, alimentação e abrigo, ele vai precisar eventualmente de cuidados veterinários e remédios;
Ele é um ser vivo e sensível, não um produto que pode ser trocado ou jogado fora ao apresentar “problemas” ou tornar-se “obsoleto”;
Se você mora em apartamento ou numa casa com um pátio pequeno, analise se você terá tempo e disponibilidade para passear com ele. Animais necessitam de exercício físico com regularidade;
Ele não ficará sozinho em casa por longos períodos. Cães deixados presos latem, choram, ficam estressados e, com isso, acabam “aprontando” para se distrair.

CUIDADOS FUNDAMENTAIS PARA A SAÚDE DO SEU ANIMAL

Uma única vez: castre o animal. É um ato de compaixão que fará com que ele tenha uma vida mais saudável e fique com você muito mais tempo.
Diariamente: ração de boa qualidade (na medida indicada na embalagem) - recomendamos a ração FRI-DOG Vegetariana, e comida preparada especialmente para ele (veja abaixo) e água à vontade.
Muito importante: o seu animal não pode comer qualquer tipo de comida. O ideal seria que 50% de sua alimentação fosse composta de ração de qualidade e os outros 50% de uma combinação, cereais (arroz, por exemplo), legumes e frutas (tudo preparado sem sal ou gordura).

Nunca dê: chocolate, açúcar, tomate, feijão, batata. Estes alimentos causam danos sérios aos dentes e à saúde do animal.

COMO ESCOLHER UMA RAÇÃO DE QUALIDADE:

Prefira sempre rações com um mínimo de 21% de proteína para adultos e 28% para filhotes.Tente evitar rações muito coloridas, por possuírem mais química (corantes). Observe que para cada idade existe uma ração e uma quantidade apropriadas. Veja indicação na embalagem ou pergunte para um veterinário de sua confiança.

Semanalmente: limpeza dos ouvidos e escovação (raças de pêlos longos exigem escovação diária ou a cada dois dias). Peça ao veterinário de sua confiança orientações para manter os ouvidos de seu animal sempre limpos e saudáveis.

Mensalmente:
·   O ideal seria que o seu animal tomasse banho e fosse tosado mensalmente. Banhos frequentes removem a defesa natural da pele do animal e podem acentuar problemas de ouvido;
·   Se onde você mora existe uma grande infestação de carrapatos, você deve fazer um controle mensal dos mesmos, passando produtos apropriados em seu quintal e em seu cão/gato. O carrapato transmite doenças (também para humanos), que podem inclusive ser fatais ao animal, bastando a picada de um carrapato infectado.
A cada 3 meses: aplicação de remédios de pulgas. Pulgas transmitem um tipo de verme também para humanos e hoje já existem remédios para serem aplicados na nuca dos animais, que tem ação por 30 dias, em média.

Não esqueça: somente 5% das pulgas e carrapatos estão nos animais, os outros 95% estão no ambiente! É muito impor tante tratar também o ambiente onde estes vivem. A higiene é fundamental para a saúde de seu bichinho e de sua família.

ATENÇÃO! PULGAS TRANSMITEM VERMES. POR ISSO, É PRECISO ACABAR COM ELAS ANTES E DAR VERMÍFUGO DEPOIS.

Anualmente:
·       Tomar vermífugo a cada 4 ou 6 meses (escolher sempre os vermífugos ‘plus’ e dar a segunda dose 15 dias após a primeira);
·       Vacinas: POLIVALENTE (combate diversas doenças, inclusive algumas que são transmitidas por via aérea) e ANTI-RÁBICA. Exija sempre que a aplicação seja feita por um veterinário e que o mesmo cole o selo da vacina, carimbe e assine a carteira do animal.
LEVE SEU CÃO/GATO AO VETERINÁRIO SEMPRE QUE NOTAR:
·       apatia;
·       perda ou ganho excessivo de peso;
·       falta de apetite e de sede;
·       coceiras nas orelhas e balançar excessivo das mesmas;
·       alterações na pele e no pêlo e caroços;
·       vômito;
·       diarréia, principalmente com sangue;
·       demonstração de dor.
IMPORTANTE: A QUALQUER UM DESTES SINTOMAS, NÃO MEDIQUE SEU ANIMAL EM CASA. BUSQUE SEMPRE A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE UM VETERINÁRIO.

SAIBA PORQUE A ESTERILIZAÇÃO EVITA O SOFRIMENTO DE TANTOS ANIMAIS

As ruas estão repletas de cães e gatos (fêmeas e machos) que, na sua grande maioria, foram abandonados à própria sorte por seus donos por serem fruto de ninhadas indesejadas. Muitos deles acabam atropelados, envenenados, maltratados ou tendo uma vida miserável até o final dos seus dias. Sem contar aqueles que fogem para cruzar e nunca mais conseguem voltar para casa.

POR QUE A ESTERILIZAÇÃO DOS ANIMAIS É IMPORTANTE?

A esterilização (ou castração) é uma solução emergencial para diminuir a procriação descontrolada e, conseqüentemente, a superpopulação de cães e gatos. Milhares de animais hoje vivem abandonados nas ruas, passando todo tipo de privação e sofrimento por causa deste descontrole reprodutivo. Esterilizar um animal é o maior exemplo de compaixão e consciência que você pode dar.

NÃO FIQUE NA DÚVIDA. SAIBA TUDO SOBRE A ESTERILIZAÇÃO

O que é a esterilização?

A esterilização é uma cirurgia de rotina que consiste na remoção completa e indolor dos órgãos com funções exclusivamente reprodutoras.Nas fêmeas, acontece a retirada do útero e dos ovários, não ocorrendo mais o cio. Nos machos, é feita a retirada dos testículos, deixando-se a bolsa escrotal vazia.

A cirurgia de esterilização é dolorosa?

A cirurgia é realizada sob anestesia geral por um veterinário. O animal não sente nada durante o procedimento. A maioria regressa à sua atividade normal entre 24 e 72 horas. São fornecidos analgésicos para o período pós-operatório.

A cirurgia de esterilização é perigosa?

A esterilização é realizada sob anestesia geral,que é um procedimento que sempre envolve algum risco para qualquer animal. No entanto, a esterilização já é uma cirurgia de rotina, por tanto é segura sempre que realizada por um bom veterinário.

Esterilizar não sai caro?

Os preços podem variar, dependendo do veterinário ou do porte do animal. A cirurgia na fêmea é um pouco mais cara, por ser um procedimento mais delicado. Veja se em sua cidade a cirurgia não é oferecida pela prefeitura ou por entidades protetoras.

Lembre-se: se comparado aos gastos de repetidas idas ao veterinário para tratar de ferimentos por brigas ou atropelamento por vagar pelas ruas, ou despesas com doenças adquiridas na baixa de imunidade ocasionada no cio, ou ainda com os custos de uma ninhada indesejada que vai precisar de cuidados e alimentação, o investimento em esterilização é MÍNIMO. Mesmo a repetição da medicação anticoncepcional, a longo prazo, se torna mais caro do que a esterilização.

Será que o meu animal não é muito velho para ser esterilizado?

A menos que o seu animal tenha problemas de saúde, a esterilização é segura e um procedimento de rotina. No entanto, o veterinário deverá examiná-lo antes da cirurgia para determinar se existe algum problema de saúde. Os animais maduros também tiram proveito dos benefícios da esterilização.
Dicas retiradas do site http://www.olharanimal.net/adocao-consciente. Façam uma visitinha lá tenho certeza que irão gostar, e tambem visitem não somente o site mas tambem participem do GAMAH - http://www.gamah.com.br/, eles tem lindo bichinhos para serem adotados, mas não se esqueçam, façam essa adoção de forma consciente, sabendo que muitas das vezes eles viveram abandonados durante muito tempo, precisam do amor e da confiança de seu dono.
"Faça algo de bom a cada dia que passa, não deixe que o tempo passe sem que tenha feito algo para mudar a sua história." 29/01/2011

Revolta

Não há coisa que mais em revolte do que o abandono, isso se refere tanto ao abandono de incapaz, como de idosos, quanto de animais, todos eles são indefesos, dependem de outrem para sobreviver.
Uma criança quando vem ao mundo, não vem porque ela escolheu, mas porque outros quiseram que elas estivessem ali, quando muitos relacionamentos não dão certo, são as crianças as primeiras a serem afetadas, a serem abandonadas, infelizmente.
Quando escolhemos um bichinho para levarmos para casa, nos esquecemos, que eles crescem, comem, fazem suas necessidades, dependem do nosso amor e carinho, do nosso cuidado.
E os idosos são aqueles que muitas das vezes nos criou, nos deu o seu amor, a sua vida, e qual está sendo a sua paga atualmente, infelizmente estão sendo abandonados, ficando em cárceres privados, e por ai vai.
Até quando essa situação irá continuar? Até quando isso ficará impune?
A sociedade está perdendo o controle do ser humano, estamos vivendo dias de muita violência, catástrofes, mas, nada justifica a falta de amor do ser humano. A falta de Deus está se tornando cada dia mais evidente.
Pessoas estão se tornando mais rudes, mais frias, sem sentimentos, mais vazias. Há uma inversão clara de valores, quem é bom, torna-se bobo, aquele que gosta de ser justo, é idiota, quem faz o bem, é trouxa, não há como mostrar melhoras.
Muito embora eu ainda acredite no ser humano, que ele seja capaz de mudar, de se tornar muito melhor, de buscar justiça, de ir ao encontro do Criador. Eu sei que podemos fazer algo para melhorar, basta querer e ir a luta.
Somos capazes de superar tantos obstáculos, porque não podemos mudar a sociedade, lutar contra tantas coisas que nos arruinam.
Vivemos num mundo maravilhoso, estamos numa terra linda, com tantas coisas maravilhosas para aprender, para aceitar.
" Façamos algo em prol deste mundo em que vivemos, aprendamos com nossos erros, e vivamos para servir." 29/01/2011

Coleta Seletiva - lixo Eletrônico

Tenho a felicidade de poder apresentar mais um projeto da minha cidade, em prol no meio ambiente e promovendo ação social tambem, uma vez que com mais essa unidade de material de descarte. Estamos sendo privilegiados com isso, afinal, são mais pessoas a ter uma renda, sem destruir o meio ambiente. Parabéns Sorocaba!
Resíduos Eletroeletrônicos - [ 16/12 ] 

Sorocaba ganha Núcleo Ambiental

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), inaugurou na manhã desta quinta-feira (16), no bairro do Éden, a primeira unidade do Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos. O núcleo, que faz parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva, visa dar uma destinação a este tipo de resíduo, ajudando a preservar o meio ambiente. A partir de agora, todo material eletroeletrônico recolhido em Sorocaba será encaminhado à reciclagem, gerando mais oportunidades às cooperativas.
“Sorocaba mais uma vez está saindo na frente com a implantação deste núcleo. A cidade passa a dar um destino correto para o lixo eletrônico, o que é muito bom para o meio ambiente e, o que é melhor: este trabalho vai gerar emprego para muita gente. Esperamos que o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos sirva de modelo para todo o Brasil”, declarou o prefeito Vitor Lippi, durante a cerimônia de inauguração oficial do espaço.
Para o secretário de Parcerias, Carlos Laino, a implantação do Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos é um avanço muito grande. “A comunidade pode e deve utilizar este novo espaço. A destinação correta do lixo eletrônico ajuda o meio ambiente, além de gerar renda às cooperativas. O sucesso deste programa depende de todos nós”, diz. Laino lembra ainda que, com este núcleo, Sorocaba cumpre a legislação municipal vigente, que dispõe sobre a destinação correta do lixo tecnológico (material eletroeletrônico).
Entre os presentes à inauguração também estiveram o vice-prefeito José Ailton Ribeiro; o vereador José Francisco Martinez, autor da Lei que trata sobre esta destinação, e os secretários municipais Rodrigo Moreno (Planejamento e Gestão), Mário Tanigawa (Desenvolvimento Econômico) e Wilson Unterkircher Filho (Obras).
40 toneladas por mês
O barracão onde funciona o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba tem cerca de 300 m2 de área construída. Nesta primeira etapa, cooperados da cooperativa Reviver farão a reciclagem deste tipo de material. De acordo com Carlos Laino, eles foram capacitados por empresas privadas, parceiras da Prefeitura, para a realização deste trabalho.
“Esta nova etapa da coleta seletiva vai gerar empregos em Sorocaba e, além disso, temos certeza que vai conscientizar a população sobre a importância de vivermos em uma cidade ecologicamente correta”, diz o presidente da Reviver, Sílvio Luz Júnior.
Em 2009 foram recolhidos cerca de 70 toneladas de material eletroeletrônico na cidade. A meta inicial do Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba é arrecadar, por mês, 30 toneladas de material eletroeletrônico e 900 kg de pilhas e baterias.
As Casas do Cidadão e os terminais de ônibus da cidade são postos de coleta de pilhas e baterias. Quem tiver um computador velho, um ventilador sem uso ou ainda uma televisão sem funcionar, pode levar estes aparelhos até o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos, que fica na Rua Eugênio Leite da Cruz, 411, Éden.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3325.5961. O cidadão também pode separar o lixo eletrônico e conferir, por este mesmo telefone, se o caminhão da coleta seletiva passará pelo seu bairro.
Expansão da coleta seletiva
O Programa de Coleta Seletiva de Sorocaba está em processo de expansão desde o início do segundo semestre deste ano. Em setembro, a Separ entregou três caminhões para as cooperativas de reciclagem da cidade e mais dois devem ser entregues já no início de 2011. Também no mês de setembro foram ampliados os termos de parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba (Coreso) e entregues equipamentos – como prensas, balanças, fogões e bancadas.
O barracão da cooperativa Ecoeso e o espaço físico da Catares passaram por obras de ampliação. E uma área ao lado do Aterro de Inertes, na zona industrial, está sendo desapropriada para abrigar, em breve, o Centro de Apoio Logístico à Coleta Seletiva.
No final de novembro, a Prefeitura entregou 50 bicicletas aos cooperados das quatro cooperativas de reciclagem da cidade. O equipamento vai ajudá-los no transporte da casa ao trabalho e vice-versa.
Ainda em novembro, o prefeito Vitor Lippi e o presidente da Coreso, José Augusto Rodrigues de Moraes, assinaram o termo de concessão de direito real do uso, por 30 anos, da área pública municipal, localizada à Rua Chile, 401, na região do Além Ponte, por parte da cooperativa. Nesta área, já em uso pela Coreso, funcionará em breve uma fábrica de tubos de esgoto, que serão produzidos através do beneficiamento dos polímeros (plásticos) dos tipos PP e PE, que os catadores recolhem nas ruas.
Além de todos estes investimentos, o trabalho conjunto das cooperativas alcançou a meta estipulada pela Separ: a produção de material reciclado na cidade já está na marca das 400 toneladas por mês. “Ainda, dentro do projeto de expansão do sistema, nossa meta é, até dezembro de 2011 passar essa quantia para mil toneladas”, conclui o secretário Carlos Laino.
Fonte: AI Pref. Sorocaba

Projeto Biomater - Bioplásticos


Eu gostei do que está sendo feito para a preservação do nosso planeta, vejam a seguir o que a Biomater anda aprontando. Não retirei os créditos e no rodapé do artigo estará a página.


Bioplásticos
A maioria dos plásticos produzidos no mundo são sintéticos, compostos derivados de petróleo e demoram de 200-400 anos ou mais para se degradarem. No Brasil a produção é de 4,2 milhões de toneladas por ano.
O problema maior dessa grande demanda é que estudos mostram que somente 15% dos plásticos de uso comum são reciclados, devido à dificuldade para separar a grande diversidade existente, custos de lavagem, contaminação de água/tratamento de efluentes, elevados custos de logística para transporte e manuseio desses materiais.
As pesquisas iniciais na busca de materiais biodegradáveis começaram há muito tempo. Vários produtos estão no mercado há mais de uma década. Recentemente a biotecnologia demonstrou a grandes avanços na obtenção e produção de materiais plásticos biodegradáveis/compostáveis provenientes de fontes agrícolas renováveis.
Técnicas em biotecnologia incluindo fermentação, microbiologia, polimerização, nanotecnologia, modificação de óleos vegetais, amidos, celulose, combinadas com a química tradicional baseada em produtos naturais e a síntese de polímeros estão possibilitando a inserção no mercado de diversos novos materiais termoplásticos e compósitos naturais como alternativas economicamente viáveis aos materiais provenientes de recursos fosseis não renováveis, como os derivados de petróleo, quando observado a analise ciclo de vida desses materiais e seus impactos ambientais.
Neste panorama, o "plástico biodegradável", aparece como uma tecnologia emergente e uma grande alternativa para a agricultura, para a indústria e o meio ambiente, tem sido alvo de atenções como um material polimérico que não sobrecarrega o meio ambiente. Também por sua natureza de se harmonizar com os organismos, tem gerado expectativas por novos desdobramentos na área de biologia e medicina, no papel de material funcional orgânico (biomaterial).
A indústria de bioplásticos, a nível mundial, assinou um acordo unilateral de “não utilização de transgênicos”, ou seja, fontes agrícolas geneticamente modificadas (GMO) como matérias-primas para obtenção de biopolímeros e derivados.
Numa época em que ocorre o aquecimento global do planeta, a exaustão dos recursos fósseis se aproxima, ou seja, uma deterioração do ambiente terrestre, busca-se com mais ênfase uma solução alternativa a escalada de preços dos derivados de petróleo. Entre as linhas mestras da estratégia biotecnológica, lançada recentemente, pode-se encontrar o "plástico biodegradável" como um dos itens para a utilização eficaz da biomassa.
Muitos paises estão suportados por políticas governamentais objetivando a pesquisa e o desenvolvimento desse mercado, apoiados em legislação competente que formam a base para eficiência na utilização desses materiais. No cenário mundial aparece com destaque a Europa (Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Áustria, Uk, Polônia e Itália) com mais de 1600 produtos comerciais certificados no mercado, o Japão e Austrália com 1200 certificados emitidos, USA e Canadá com mais de 600.
Embora já exista legislação específica sobre o assunto em muitos paises, a cadeia produtiva ainda esta se organizando e o processo de criação de entidades “certificadoras” e a adoção de padrões internacionais estão ocorrendo conforme o desenvolvimento local do mercado. Concretamente existem muitos outros paises com iniciativas de ampliação de utilização e articulação da política industrial integradas ao tratamento de resíduos sólidos e programas de lixo zero.
O processo de “biodegradação e compostabilidade” já são familiares a muitas pessoas como sendo a característica de substâncias naturais serem assimiladas por microrganismos presentes no solo em um ciclo natural curto até o seu desaparecimento completo.
Normas internacionais como (DIN EN13432) e (ASTM D- 6400) e testes que podem ser realizados laboratórios acreditados atualmente garantem e certificam estas propriedades.

A ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas acaba de editar a norma NBR 15448-1 Embalagens plásticas degradáveis e/ou renováveis – Parte 1 que define a terminologia e esta em fase consulta pública da Parte 2 – Biodegradação e Compostagem – Requisitos e Métodos de ensaio.
Os principais argumentos para a diferenciada atenção a esses novos materiais são:
- Essas tecnologias estão em franco desenvolvimento e oferecem ótimas oportunidades de crescimento. Estende-se a uma vasta área de aplicações e se utilizam dos mesmos equipamentos de transformação e de laboratório dos plásticos convencionais. Portanto é possível imaginar que todo transformador estará capacitado no futuro próximo e poderá utilizar esses materiais para confecção de seus produtos, sem problemas no processo de transferência de tecnologia.
- Esses materiais promovem a mudança cultural para a sustentabilidade das indústrias de embalagens que terão responsabilidade sobre o descarte final de seus produtos, diminuído a necessidades de utilização de recursos fosseis não renováveis, alem de viabilizar o desenvolvimento realmente sustentável das novas indústrias, como a de compostagem.
- Estão fortemente associados a programas de gerenciamento de resíduos, fazem parte do fluxo de resíduos orgânicos a serem tratados após o uso. O aparecimento de instalações de compostagem e coleta seletiva de lixo urbano (resíduos compostáveis), suportados pela utilização de bioplásticos serão definitivamente eco-eficientes.
- Na agricultura abre oportunidades de produção agroindustrial dentro do conceito de "Biorefinaria". Dessa maneira, um polímero de fonte natural é obtido usando-se apenas insumos naturais, inclusive a energia. Esses materiais produzidos, em contato com um ambiente biologicamente ativo (presença de bactérias e fungos), associado à temperatura e umidade, é transformado novamente em gás carbônico e água, concluindo o ciclo de vida sem impactar o meio ambiente. As culturas de maior interesse atualmente são as de milho, cana de açúcar, mandioca, batata, soja e podemos incluir os derivados e subprodutos do Biodielsel como potencial para produção desses materiais.

Os principais benefícios para a sociedade com desenvolvimento desse mercado são:
- Desenvolvimento sustentável de tecnologias em diversos setores da economia.
- Promovem a reciclagem natural ou reciclagem orgânica, já que a decomposição produz somente biomassa, CO2 e água. Portanto, esses produtos devidamente certificados devem ser destinados a usinas de compostagem, produzindo húmus, adubos orgânicos e, se destinados a aterros sanitários, possivelmente aumentarão a sua vida útil pela decomposição acelerada.
- Novas oportunidades de negócios principalmente em exportação, porque embalagens de cunho ecológico já são requisitos de entrada em muitos paises para qualquer produto importado da indústria eletrônica, alimentícia, fruticultura e floricultura.
- Promovem o seqüestro e a redução das emissões de CO2 e a conservação das reservas de petróleo.

Estamos oferecendo ao mercado diversos novos materiais termoplásticos e compósitos com características de serem biodegradáveis e a base de recursos naturais renováveis, como alternativas economicamente viáveis aos materiais provenientes de recursos fosseis, como os derivados de petróleo, quando observado a analise ciclo de vida desses materiais.

O mais importante é verificar que novas oportunidades estão surgindo e alternativas de produção mais limpas, com menor consumo de energia, minimizando impactos ambientais, são realidades em diversos mercados com inúmeros benefícios para a sociedade ajudando e economizar recursos fosseis não renováveis.

O Brasil ocupa posição privilegiada no futuro desse mercado pelas possibilidades na produção de matérias primas agrícolas e seus derivados.

http://www.biomater.com.br/o_que_e.htm - endereço da página. 24/07/2010